28
jul

Móveis planejados ou móveis prontos? O que escolher?

Você sabe a diferença entre móveis planejados e móveis modulados? Neste artigo você descobrirá qual a melhor opção!

Você certamente sabe como é, e provavelmente já passou por um momento de dúvida ou indecisão. Quando o assunto se trata de mobília para imóveis residenciais, surgem turbilhões de dúvidas, e isso é absolutamente normal e comum.

Muitas pessoas pensam em investir em móveis prontos considerando que são mais baratos, no entanto, sua durabilidade é significativamente menor do que a durabilidade dos móveis planejados, sendo assim, você terá mais custos para adquirir novos móveis, e perderá aos poucos a identidade do seu ambiente.

O investimento em móveis planejados é um pouco mais alto, mas assegura as pessoas que escolhem esta opção, maior satisfação com a mobília, tanto em questões relacionadas a design, decoração, durabilidade, custo benefício, etc.

Caso você não esteja muito familiarizado com esse assunto não precisa se preocupar, vamos partir do princípio.

O que são móveis planejados?

Existe um equívoco entre a distinção de móveis planejados, modulados e sob medida, as pessoas geralmente confundem ou não sabem diferenciá-los, móveis planejados basicamente são aqueles que se adequam e aproveitam o seu ambiente, ou seja, são projetados para entrar em conformidade com os seus cômodos tanto em questões de espaço e decoração.

O que são móveis prontos ou modulados?

Móveis prontos ou modulados, é uma categoria mais comum, e não é muito eficaz, estes são móveis industrializados de produção em série, são encontrados em lojas e mostruários, diferentemente dos móveis planejados, esta categoria de móveis não levam em conta as particularidades de cada ambiente, ou seja, ela é padronizada e nem sempre preza pela conformidade com outros móveis.

A grande desvantagem de móveis modulados é que pode acontecer situações onde diferentes móveis combinem em questões relacionadas a decoração, mas não combinem em questões relacionadas ao espaço ou funcionalidade. Também é possível acontecer ao contrário, quando os moveis combinam nas funcionalidades e tamanhos, mas não combinem na forma decorativa, considerando as cores e formas, por exemplo.

Quais as principais diferenças entre as duas opções?

A grande diferença entre móveis planejados e móveis prontos, é que com um deles você tem total controle quanto a personalização do seu ambiente, enquanto que no outro, você acaba tornando-se refém de peças padronizadas e menos trabalhadas.

Outra grande diferença além da personalização, é que a qualidade e a durabilidade são percebidas com grande distinção, móveis prontos geralmente duram até 5 anos mantendo sua estética e funcionalidades em plena conformidade, já os móveis planejados se forem bem cuidados, podem durar décadas e ainda conseguem manter a qualidade superior aos móveis prontos.

Qual é a melhor opção? O que eu devo escolher?

De um modo geral, os móveis planejados são melhores pois têm uma infinidade de vantagens quando comparadas com os móveis prontos, bem como; durabilidade, qualidade, maior personalização, etc.

Os móveis prontos são recomendados para casos em que haja muita movimentação da mobília, por exemplo, pessoas que passam poucas temporadas em um imóvel e estão sempre de mudança e que além disso, não prezam tanto pela conformidade e harmonia da mobília com o ambiente. Neste caso, os móveis planejados também podem ser muito úteis, mas por uma questão de custos, é comum optar por móveis prontos.

E então, o que você achou deste artigo? Gostou? Sinta-se à vontade para opinar e colaborar conosco, deixe seu comentário e compartilhe com mais pessoas, vamos ficando por aqui, até a próxima!

Comente com Facebook